Mulheres Artesãs: projeto promove oficina de design em artesanato em Itabirito
9 de fevereiro, 2022Durante a semana de 24 a 28 de janeiro, integrantes do projeto Mulheres Artesãs – Solidariedade e Desenvolvimento participaram de mais uma etapa da iniciativa com oficinas de design em artesanato. As aulas foram realizadas nos distritos de Acuruí, São Gonçalo do Bação e também na Sala de Costura, espaço dedicado à realização das atividades do projeto, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Participaram das oficinas as artesãs que integram o Projeto Mulheres Artesãs e representantes da Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos. O objetivo da atividade é fortalecer a produção do artesanato no município, oportunizando a criação de materiais com identidade local, além de promover o empreendedorismo e a autonomia financeira de mulheres.
“Com a geração de renda para essas mulheres, trabalhamos a auto-estima e a visão do que podemos fazer com as próprias mãos, contando a história, identidade e cultura de Itabirito. A oficina está nos mostrando como incorporar o conhecimento que já temos na busca pela identidade e como transmitir isso por meio do nosso artesanato”, afirma a presidente da Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos, Gislaine Muniz.
Design inspirado na cultura local
As aulas foram ministradas pelo designer carioca Renato Imbroisi, consultor de design de artesanato e técnicas têxteis, como bordado e tecelagem. O especialista atua na criação e produção de objetos feitos à mão, valorizando a estética e identidade local.
“Estamos desenvolvendo uma linha inspirada em características e culturas locais, neste caso escolhemos o pastel de angu como referência de patrimônio imaterial daqui de Itabirito. A coleção é uma linha de cozinha e mesa, agregando esse valor cultural local ao produto das artesãs”, destaca Renato.
A iniciativa é uma realização da Emater-MG, em parceria com a Prefeitura de Itabirito, e conta com apoio do Ministério Público do Trabalho e da Adesiap.
“Podemos considerar uma vitória a vinda de um profissional da área do design em artesanato, considerado referência nacional. Será um grande avanço nos resultados para o município em geração de renda e desenvolvimento social, que é um dos objetivos do projeto”, reforça a extensionista de bem-estar social da Emater em Itabirito, Marilda de Almeida.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito