Diário de Itabirito

Com presença de campeão mundial, Itabirito sediará competição internacional de ciclismo nos dias 26 e 27 de março

Com a expectativa de muita adrenalina e disputas de tirar o fôlego, Itabirito sediará no dias 26 e 27 de março a 1ª etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real de 2022. A competição conta com apoio da Prefeitura de Itabirito.

Neste ano, além da maratona e da tradicional prova de XCO – cross country olímpico –, o evento contará, de forma inédita, com a disputa de trail run, prova de corrida de montanha, a pé, que é sucesso entre os esportistas.

A expectativa é de que cerca de 1,5 mil atletas, de oito países, participem das competições em Itabirito. Um dos destaques será a presença do campeão mundial e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019, Henrique Avancini. O ciclista, de 32 anos, também representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado.

Trail run e maratona no sábado

A programação da Internacional Chaoyang Estrada Real terá início no sábado, dia 26 de março, quando serão disputados o trail run e a maratona.

O inédito trail run terá disputas de 5 km, 10 km e 21 km. Os participantes vão percorrer, a pé, as belas paisagens e os cenários históricos de Itabirito. Já a maratona, com largada no Complexo Turístico da Estação, terá percursos completo (62 km) e reduzido (40 km), mesclando terra, trilhas e asfalto.

XCO válido por ranking internacional

No domingo, dia 27 de março, será a vez da prova de XCO, que acontecerá no Rancho Bike Park, no bairro Matozinhos. Os atletas percorrerão entre 6 km e 20 km, em forma de circuitos com obstáculos. A disputa será válida pelo ranking da UCI – União Ciclística Internacional.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow, sediar a competição internacional é uma oportunidade ímpar para Itabirito. “Esse será um momento especial. Logo na retomada das atividades presenciais, a cidade receberá uma prova de altíssimo nível, reafirmando nossa vocação para os grandes eventos e para o esporte como meio de geração de renda e oportunidades. Estamos ansiosos para reviver essa tradição itabiritense no ciclismo”, destaca.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito

Sair da versão mobile