
Balanço: Câmara de Itabirito apresenta números de 2022
22 de dezembro, 2022A Câmara Municipal de Itabirito alcançou números consideráveis em 2022. Ao todo, foram exatas 2.379 proposições discutidas em 37 reuniões ordinárias e 29 extraordinárias.
Foram 1.535 indicações – quando o vereador pede à Prefeitura a execução de alguma obra ou serviço, como tapar buraco, fazer capina etc.
544 requerimentos – quando o vereador solicita ao Poder Executivo, por exemplo, a prestação de conta, como o valor investido em uma festa pública.
212 Projetos de Lei (PLs) – quando há criação ou modificação de Lei. Os PLs podem ser propostos pelo Poder Executivo ou pelos próprios vereadores.
12 vetos – quando o parlamentar municipal discute uma “não autorização” (vinda do Poder Executivo) a algum PL (em sua totalidade ou em parte).
44 emendas – quando o vereador propõe alteração em algum PL, possibilitando assim a participação coletiva na elaboração da norma.
19 resoluções – trata-se de matérias de competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo.
13 moções – que são proposições por meio da qual o vereador manifesta apoio, pesar ou protesto em relação a acontecimento ou ato de relevância pública ou social.
Presidente
Para o presidente Arnaldo dos Santos (MDB), o ano foi bastante produtivo e o mérito não é só da Mesa Diretora da Câmara (sob sua liderança), mas de todos os vereadores e servidores da Casa Legislativa.
“Sabemos da responsabilidade e da importância da Câmara no dia a dia da cidade. Contudo, o trabalho do parlamentar municipal vai além dos excelentes números de 2022. Não consta nesses números, por exemplo, o corpo a corpo diário com os cidadãos, reuniões com o prefeito, secretários, empresários, associações, entidades etc. Situações que têm como objetivo atender às expectativas populares”, disse Arnaldo, que foi escolhido para estar à frente da Casa Legislativa itabiritense também em 2023.
Imagem – Vereadores em reunião da Câmara de Itabirito. Foto – Ascom