Investindo em qualificação profissional e geração de renda, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ofertou no segundo semestre deste ano sete cursos de capacitação de curta duração em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. Graças às capacitações, cinco alunos já garantiram vagas no mercado de trabalho antes do término das aulas.
Wladimir Soares, aluno do curso de iniciação básica em soldagem, concluiu a capacitação em novembro e já conquistou uma vaga de emprego. “Gostei muito da capacitação. Já consegui uma oportunidade de emprego. Para iniciantes, foi um excelente curso”, afirmou Wladimir.
A oferta de cursos ocorreu com base no resultado da pesquisa realizada entre os meses de junho e julho com o objetivo de identificar perspectivas sobre o futuro profissional e a demanda de cursos de qualificação profissional no município, bem como o perfil sociodemográfico dos participantes. A pesquisa foi aplicada por meio de questionário (eletrônico e impresso) para 445 pessoas em 51 bairros.
“A realização da pesquisa foi uma etapa importante, uma vez que possibilitou a identificação do cenário atual do município em relação à profissionalização da população”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.
A pesquisa identificou que homens e mulheres a partir dos 30 anos e jovens com idades entre 14 e 29 anos têm maior interesse por cursos no segmento da indústria, seguido pelas áreas de beleza e estética, tecnologia e informática, culinária e artes.
“Os resultados da pesquisa apontaram que o público participante tem interesse por diversas formas de atuação no mercado de trabalho, seja como empregado, empregador ou empreendedor, demonstrando potencial de diversificação da economia local para esferas além das proporcionadas e correlacionadas com a indústria mineradora”, explicou a psicóloga do Sine, Ademilde Gomes.
Geração de emprego em alta
Itabirito registrou um alto índice de geração de empregos com carteira assinada em 2022: mais de 10 mil vagas de emprego foram ofertadas na agência do Sine. Os números confirmam o sucesso das políticas públicas locais de desenvolvimento econômico, reafirmado por meio dos projetos realizados pelo Sine.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMI